Quem planeja uma viagem sabe o quão desafiadora pode ser essa tarefa. Comprar passagens, fazer reservas de hospedagem e pesquisar por bons câmbios são apenas algumas das tarefas que deverão ser realizadas antes de partir. Todas as vezes em que for viajar, não esqueça seu seguro viagem familiar. Ele é uma facilidade que irá resguardar não só sua viagem, mas também sua tranquilidade em um momento tão valioso como as férias em família.
O que é um seguro viagem familiar?
A princípio, você deve saber que um seguro viagem familiar é a junção de vários planos em uma apólice que cobre os mais variados tipos de despesas emergenciais. Gastos jurídicos, assistência médica e hospitalar e indenização por atraso de voos são algumas das coberturas que você terá.
Também, o seguro deve cobrir desde o momento de embarque até o regresso da viagem. Isso evita estresses que envolvam a perda de voos ou o extravio de bagagens. Além disso, ao contratar um seguro viagem familiar cada membro do grupo terá sua própria apólice. Porém, como ocorre a contratação do seguro para toda família, os custos tendem a ser menores.
A importância de um seguro viagem familiar
Inicialmente, você pode pensar que seguro viagem é mais um gasto desnecessário, mas vai perceber que na verdade é uma única solução para vários possíveis problemas. O valor, normalmente, não ultrapassa singelos 20 reais por dia, mas assegura uma série de infortúnios os quais todo viajante está sujeito. Um simples tombo pode gerar despesas de consulta médica e remédios, o que já ultrapassaria o valor de um seguro individual.
Recomendamos ler: Seguro de evacuação médica.
Também, é muito importante que você pesquise sobre a obrigatoriedade de seguro viagem no seu destino. Tendo em vista a importância de estar coberto contra eventuais sinistros, um coletivo de países elaborou o Acordo de Schengen (grupo de países sujeitos a protocolos mínimos de controle de fronteira).
Países como Austrália e Bélgica, que são adeptas ao Acordo de Schengen, não admitem o ingresso em seus territórios sem que seja comprovada a existência de um seguro viagem.
Erros comuns sobre seguro viagem familiar
Cometer erros é algo comum e todos estão sujeitos. Porém, nós da NEXT Seguro Viagem vamos apresentar 5 erros que você não pode cometer na hora de contratar seu seguro viagem.
1- Acreditar que o seguro não é necessário
Esse erro é o principal da lista! Você não vai querer perceber a importância do seguro quando precisar e não o ter. Ao invés disso, pense que se algum contratempo ocorrer, você estará preparado pra essa adversidade graças ao seguro que contratou.
Desequilíbrio entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, gera prejuízo
“…Aeroporto Santos Dumont, no Centro, está operando no limite de sua capacidade e provocando atrasos e filas enormes.”
Quem tem o costume de viajar muito, provavelmente, já teve problema com as bagagens, atrasos ou perdas de voos. O seguro serve pra isso, economizar tempo e esforço em situações indesejáveis.
2- Contratar sem pesquisar preços!
Uma vez já constatada a importância do seguro viagem familiar, você está interessado em adquiri-lo. Não cometa o erro de comprar um seguro antes de fazer uma cotação. Procure em sites com propriedade no assunto, tempo de mercado e atendimento personalizado. É muito importante que cada membro da sua família seja coberto por uma apólice que leve em conta suas especificidades (crianças, idosos, gestantes, etc.).
3- Não considerar os perfis dos viajantes
Ao contratar o seguro viagem familiar, tenha em mente que é importante considerar o perfil de quem irá viajar. Se houver um aventureiro que goste de praticar esportes radicais ou explorar ambientes como trilhas ou cavernas é importante que o seguro cubra possíveis acidentes. Por outro lado, se na família existir um apaixonado por joias, relógios de marca ou bens valiosos, é interessante que a cobertura de bagagens seja maior.
4- Não ser 100% verdadeiro nas informações
É comum que a empresa seguradora pergunte sobre idade, objetivos no destino, limitações físicas ou outras informações pertinentes. Você deve ser sincero a fim de que a melhor proposta lhe seja oferecida. Fornecer informações falsas, como a idade por exemplo, para tentar economizar não é uma decisão sábia. Caso seja necessário utilizar o seguro, você encontrará problemas.
5- Deixar de ler a apólice
Sobretudo, leia a apólice! É na apólice que você encontrará tudo o que é necessário para sanar suas dúvidas. Coberturas, valores de referência, telefones de contato da seguradora e tudo mais que for necessário estará lá! Também, é com a apólice que você irá entender como as coberturas funcionam, quando você pode acionar o seguro e como proceder diante de uma situação não prevista.
Dica bônus: Leve sua apólice impressa junto a sua bagagem de mão. Nunca se sabe quando pode ficar sem aparelho celular ou sem internet.
A NEXT SEGURO VIAGEM como sua escolha
Já conhece a Next? A Next oferece, há mais de 30 anos, um serviço profissional, possui a melhor relação custo X benefício do mercado, tem o melhor índice do ReclameAqui, possui comunicação ágil no exterior via WhatsApp e muito mais! Conheça a NEXT Seguro Viagem!