Hotel x Prioridades x Orçamento
Tenha em mente qual é o seu real orçamento e até onde você pode ir dentro das expectativas e desejos. Por R$ 800 por noite, por exemplo, você pode conseguir um pequeno quarto em um hotel categoria cinco estrelas em algumas boas cidades do mundo, mas em um hotel de quatro estrelas, você pode conseguir uma suíte júnior por esse mesmo preço, com banheira de hidromassagem ou café da manhã já incluído. Para alguns viajantes desfrutar de uma boa academia, poder levar seus pets ou ter um restaurante luxuoso integrado ao hotel são elementos mais atrativos. Para outros, uma noite extra, wifi de boa qualidade ou café da manhã gratuitos valem muito mais. Defina suas prioridades e escolha o melhor hotel.
Faça um teste reservando seu quarto pelo telefone diretamente com o hotel
Você pode fazer sua pesquisa inicial on-line, mas não dispense chamar ao hotel por telefone e falar com uma pessoa real do hotel. Essa é a melhor maneira de descobrir todas as ofertas extras ou possibilidades disponíveis principalmente se você tem pouco dinheiro. Lembre-se de que eles querem alugar um quarto; e dependendo de como andam as ocupações, eles podem combinar os preços, melhorar seu quarto ou oferecer refeições gratuitas.
Nunca deixe de mencionar se você está viajando para uma ocasião especial; casamento, formatura, aniversário, despedida de solteiro, etc. Ao tomar conhecimento de que você está viajando para uma ocasião especial, é muito provável que o hotel atenda seu pedido para um quarto com determinada vista ou tipo de acesso. Eles podem até mesmo oferecer champanhe e chocolates em forma de cortesia e pensando em fideliza-lo!
Nunca peça por um upgrade de quarto em público
Se você realmente quiser um quarto melhor pagando o mesmo preço, você precisa ir até o o check-in com calma e conversar com o responsável pela recepção. Eles com certeza prestarão atenção ao seu pedido e liberarão um quarto um pouco mais espaçoso. Porém isso só funcionará se você demonstrar ser um hóspede cortês e não fizer este pedido publicamente, à vista de outros viajantes. Isso porque o hotel pode oferecer upgrades de quarto gratuitamente para todos os hospedes. Isso seria um caos, além de ser economicamente inviável. Normalmente, os quartos de canto e os quartos para deficientes físicos têm mais espaço, por isso, caso estejam livres, eles cederão.
Faça pedidos após o período do Check-in
Saiba que a recepção de qualquer hotel no mundo, geralmente fica movimentada entre as 9h e as 14h, com vários checkouts e check-ins. Os profissionais estarão mais propensos e relaxados para ouvir e lidar com seus pedidos especiais, caso você tenha a sensibilidade de chegar em um momento em que não haja uma fila enorme de pessoas entrando e saindo, na recepção.
Quase nada é de graça
Não fique muito animado com tudo que está ao seu dispor no hotel. Você notará que coisas como sabonete e xampu têm o logotipo do hotel nelas. Você pode acabar gostando da espuma e dos aromas e leva-las para usar na sua casa, sem constrangimentos.
Porém, na verdade você está oferecendo publicidade gratuita para o hotel expondo isso no banheiro de casa.
Já quando você solicita troca adicional de roupa de cama ou pede um ferro de passar, é muito provável que você veja uma cobrança aparecendo no seu cartão de crédito na próxima fatura.
Use o conhecimento do recepcionista sobre coisas para fazer
Serviços de concierges são bons, porém, é fato, alguns concierges recebem propinas para enviar visitantes a armadilhas turísticas caras. Infelizmente, isso acontece com turistas em todas as grandes cidades do mundo. Taxistas também possuem acordos com redes de restaurantes, boates e bares para trazer estrangeiros que serão extorquidos em bebidas e alimentos que parecem possuir ouro. O recepcionista do hotel, geralmente, é mais propenso a oferecer os pontos badalados, mais frequentados pelos populares ou nativos e ainda propor alguns cupons de desconto.
Sempre peça roupas de camas novas ao fazer check-in
Parece desnecessário. Mesmo que quase todos os bons hotéis tenham como padrão, a troca das roupas de cama, diariamente, saiba que muitos trocam os cobertores e as colchas uma vez por semana. Existem relatos de hotéis que fazem isso mensalmente (a menos que haja uma mancha visível!). Portanto, é boa prática pedir roupas limpas no check-in. Você pode alegar alergia ou algo do tipo e eles te darão maior atenção.