Febre Amarela: como, onde e para qual lugar se vacinar
Como e onde tomar a vacina da febre amarela
Antes de viajar para um destino internacional é muito importante pesquisar se é necessário estar com a vacina da febre amarela em dia para seu destino. Além de garantir sua saúde, o viajante evita problemas com a imigração de alguns países, que podem chegar até mesmo a deportação.
A recomendação é procurar um posto de vacinação credenciado com pelos menos 10 dias antes do embarque e, para viagens internacionais, é necessário também obter o certificado internacional de vacinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os dois são oferecidos gratuitamente pelo governo.
Ao todo, são 88 centros de orientação de viajantes localizados em todo o território nacional, sendo 65 administrados pela Anvisa, 18 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e outras cinco do setor privado. Vale a pena consultar com antecedência se na cidade onde reside, ou em municípios próximos, existe um centro autorizado a emitir o CIVP.
Países
Alguns países da América do Sul e Central começaram a exigir a vacina da febre amarela para viajantes brasileiros. É recomendando ficar atento às conexões aéreas, a vacina é exigida para as conexões ou escalas durante o voo (exceto Panamá), mesmo se o seu destino final não é em um país com risco de transmissão. Veja a lista completa:
Bolívia, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Panamá, Cuba, Nicarágua, El Salvador e Guiana Aruba.
No caso de uma viagem pelo Brasil também vale a pena considerar a imunização antes de ir para os estados do Norte, Centro-Oeste e Sul do país, assim como para o Maranhão, Piauí e no oeste e extremo sul da Bahia. A recomendação também é válida a quem vai para Minas Gerais, para o oeste do estado de São Paulo, norte do Espirito Santo e nas regiões norte, noroeste e serrana do Rio de Janeiro.
Existem também outros destinos fora do continente que também exigem a vacina:
Caribe: Bahamas, Barbados, Costa Rica, Ilha de Martinica, Jamaica, St.Maarten (voando American Airlines) e Trinidad e Tobago.
América Central: Guatemala, Honduras, Belize e Suriname.
Oceania: Austrália.
África, Ásia e Oriente Médio: África do Sul, Arábia Saudita, Angola, Egito, Ilha Maurício, Tailândia, Índia, Bangladesh, Botswana, Butão, Camboja, China, Cingapura, Fiji, Filipinas, Ilhas Maldivas, Indonésia, Líbano, Madagascar, Moçambique, Namíbia, Nepal, Nigéria, Quênia, República Democrática do Congo, Sri Lanka, Seychelles, Tanzânia, Tibete, Tunísia, Vietnã.
Importante ressaltar que no comprovante de vacinação é preciso ter o nome, lote completo da vacina, fabricante e data da vacinação. Também é preciso constar assinatura e nome do vacinador, assim como identificação da unidade onde ocorreu a vacina.